Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Camarea linearifolia A.St.-Hil. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-07-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Camarea linearifolia é uma espécie endêmica restrita de remanescentes de Cerrado no Estado de Minas Gerais e, possivelmente, Goiás. Apresenta AOO de 4 km² e, aparentemente, não ocorre em unidades de conservação (SNUC). Duas coletas realizadas no limite do Parque Nacional de Serra da Canastra e uma na Serra da Mesa são os únicos registros da espécie. Suspeita-se que esteja sofrendo declínio de AOO e EOO causados, especialmente, pela cultura de café e pecuária para produção de queijo em Minas Gerais. Já em Minaçu (GO), as grandes ameaças incidentes sobre subpopulações da espécie são as mineradoras. O amianto vem sendo explorado na região há várias décadas. Dessa forma, estima-se que as subpopulações da espécie estejam sofrendo, também, a perda da qualidade de hábitat, além de se encontrarem severamente fragmentadas. C. linearifolia foi categorizada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Camarea linearifolia A.St.-Hil.;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

Ocorre em ambientes de Cerrados de Goiás e Minas Gerais (Mamede, 2010).

Ecologia

Camarea linearifolia é um subarbusto ereto, 17-22 cm de alt., ramificado desde a base, ramos cilíndricos. Folhas sésseis a subsésseis, densamente agrupadas no ápice dos ramos simulando disposição verticilada, oposto-cruzada, linear-lanceolada, face adaxial esparsamente serícea, face abaxial serícea. Flores casmógamas reunidas em umbelas terminais sésseis. Frutos do tipo samarídeos com ala dorsal desenvolvida, inteira (Mamede, 1990).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes Por não ocorrer em áreas de proteção consideramos a espécie altamente ameaçada pela redução do habitat nas localidades de ocorrência (Amorim, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Lista de Espécies ameaçadas de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD) segundo a Lista de Espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.

Referências

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.

- MAMEDE, M.C.H. Revisão do gênero Camarea Saint-Hilare (Malpighiacaea). Hoehnea, v. 17, n. 1, p. 1-34, 1990.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MAMEDE, M.C.H. Diplopterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008858>. Acesso em: 20/08/2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Camarea linearifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Camarea linearifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 18:11:48